fbpx
Imagem ilustrando o texto Aposentadoria planejada pode dar alto retorno, da Koetz advocacia

Aposentadoria planejada pode dar alto retorno

Ter uma aposentadoria planejada potencializa os resultados previdenciários na hora de solicitar o benefício. Confira essa publicação atualizada pela reforma.

Se acaso desejar assistência jurídica dos nossos advogados especializados para planejar a sua aposentadoria, clique aqui para acessar a área de atendimento e solicite o seu.

Por que o planejamento pode ser o melhor investimento financeiro de toda sua vida?

Profissionais das mais diversas áreas – em público ou privado, de atividade independente ou empregado – poderão ter, na sua relação com a Previdência Social, um excelente investimento na sua vida. Pois mesmo após a reforma, a previdência social ainda é uma segurança para os momentos e situações de maior vulnerabilidade.

Mas qual é o retorno financeiro de uma aposentadoria planejada?

São dezenas de variáveis que podem influenciar no valor do benefício. Por isso, o planejamento exige anos de aprofundamento e experiência para que seja feita uma análise adequada.

Quando feita por um advogado especializado e com experiência a aposentadoria planejada apresenta um retorno financeiro de 10 a 100 vezes maior do que o investimento realizado. Como? Vamos explicar a seguir.

Retorno Financeiro da Aposentadoria Planejada

É importante entender que esse retorno financeiro varia muito de um caso para o outro. As decisões que cada pessoa tomou antes de contratar o serviço ou quanto tempo falta para obtenção do benefício. Quanto antes contratar o serviço, melhor será o resultado. Todas estas questões geram diferentes margens de influência nas orientações que a aposentadoria planejada sugere.

Com a Reforma da Previdência, o planejamento de aposentadoria se tornou muito mais relevante. Afinal, são pelo menos 9 opções na legislação que trazem resultados financeiros completamente diferentes.

Nosso escritório conta com profissionais que têm experiência comprovada nessas análises e realizam o serviço com a máxima aplicação da legislação vigente e já revogada buscando três finalidades. Explicamos a seguir com exemplos.

 

1º Aumentar o valor do benefício a ser obtido;

Vamos supor que um aposentado receba 2 mil reais de benefício.

Todavia, ao optar por uma aposentadoria planejada, ele descobre que poderá ser aplicada a regra 85/95, afastando a incidência de Fator Previdenciário e aumentando o benefício para 3 mil reais.

Contudo, o Fator Previdenciário citado acima é apenas um exemplo. Cumpre ressaltar que são inúmeras as regras que reduzem o benefício e que, até mesmo por questões de poucos dias, podem influenciar negativamente no valor da aposentadoria.

Um planejamento completo de aposentadoria poderá identificar cada uma delas e evitar tais descontos.

Texto continua após o vídeo.

2º Adiantar ao máximo a data de concessão do benefício;

É feito um estudo de períodos de contribuição baseado em decisões do judiciário federal, focado em contagem de períodos de contribuição que o INSS não considera.
Entretanto, vamos manter o exemplo utilizado no item anterior: o aposentado passou a receber 3 mil reais de benefício.

Consequentemente, se for possível antecipar esta aposentadoria em 2 anos, o resultado total vai ser um ganho de 72 mil reais (3 mil por mês durante 2 anos).
É muito comum que contribuintes se aposentem anos mais tarde do que poderiam, resultando nessa perda de grandes valores.

3º Reduzir ao máximo permitido por lei a incidência do tributo (IR e Contribuição Previdenciária);

Dentro da aposentadoria planejada se busca pela melhor forma de contribuir. Assim, há casos em que o valor contribuído é maior do que o necessário. Ou seja, contribuir no teto não significa ganhar no teto.
A aposentadoria planejada pode identificar um meio de obter o melhor benefício contribuindo menos.
Considerando os 3 itens que citamos, a contratação de um planejamento completo de aposentadoria costuma se pagar no primeiro mês do benefício, que irá durar para o resto da vida.

Como é feito o planejamento?

Em geral, realizamos o levantamento do tempo de contribuição registrado no INSS e o que o cliente realmente possui. Adiantar qualquer tipo de averbação que deva ser feita para agilizar o processo de aposentadoria quando chegar a hora é um elemento importante, só trazido pelo planejamento.

Texto continua após o vídeo.

Atualmente os benefícios acabam sendo concedidos via judicial, 3 ou 4 anos depois do contribuinte completar os requisitos, pois o INSS nega o pedido por vários motivos.
Também incluímos no planejamento a simulação do valor da renda mensal do benefício, sugestões para melhorar essa renda futuramente. Certamente e quando possível, e as duas melhores possibilidades de aposentadoria, comparando os ganhos financeiros entre as duas.
Dessa maneira o cliente consegue optar pela melhor escolha dentro das perspectivas de vida e trabalho que ele possui.

Se acaso desejar assistência jurídica dos nossos advogados especializados para ter uma Aposentadoria Planejada, clique aqui para acessar a área de atendimento e solicite o seu.

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

A fotografia mostra uma mulher sorrindo em um ambiente externo, e ilustra a publicação
Anterior

Conversão de tempo especial em comum de Servidor Municipal

Próximo

Imposto indevido em auxílios brasileiros no exterior: o que fazer?

A imagem mostra um homem na cama usando o computador, e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.